Prefeitura do Rio Inaugura Ginásio Educacional Tecnológico na Zona Oeste como Parte do Legado Olímpico de 2016

Prefeitura do Rio Inaugura Ginásio Educacional Tecnológico na Zona Oeste como Parte do Legado Olímpico de 2016


O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inaugurou, nesta quinta-feira (16/5), mais um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino. O GET Mestre Diego Braga, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, vai atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano, e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no modelo mais inovador de escola pública do país. Essa é a quarta escola pública construída com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Essas escolas serão um legado eterno para a nossa cidade. Esse material aproveitado da Arena do Futuro é utilizado de maneira muito sustentável. Temos aqui o modelo de ensino mais inovador que hoje temos no Brasil, que são os Ginásios Educacionais Tecnológicos. É a escola carioca do futuro, em tempo integral, que vai ajudar a nossa criançada aqui de Rio das Pedras a sonhar grande – destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O Ginásio Educacional Tecnológico segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral. Esse modelo educacional, lançado em março de 2022, tem por objetivo potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker, tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que impacta o entorno escolar.

Para potencializar ao máximo os benefícios do legado e evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos.

– Essa escola nasceu do zero e é uma das quatro unidades do Legado Olímpico, que a gente desmontou a Arena do Futuro e usou o material para construir essas escolas. Elas são dotadas de acessibilidade, com bastante conforto e toda climatizada. É mais um equipamento que entregamos para a Educação e para a garotada de Rio das Pedras – disse Armando Queiroga, presidente da Rio-Urbe, empresa municipal responsável pela construção do GET Mestre Diego Braga.

Um dos itens do Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, fosse desmontada e transformada em quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos. Os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos e Nelcy Noronha, construídos pela Rio-Urbe em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram inaugurados este ano, em Santa Cruz, Bangu e Campo Grande, respectivamente.

Outro importante equipamento vindo do Legado Olímpico é o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado. Inaugurado em 7 de fevereiro, é a primeira arena esportiva da história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 transformada em escola pública. O GEO Isabel Salgado, dentro do Parque Olímpico da Barra, foi batizado em homenagem à atleta olímpica, um dos maiores nomes do vôlei mundial, e atende cerca de mil alunos.

O GEO é a maior escola da rede municipal de ensino e se tornou o principal marco da retomada do Plano de Legado Esportivo de 2016. A escola atende alunos do 1º ao 9º ano, em tempo integral, e é formada por 24 salas de aulas, sala multiuso, sala de apoio pedagógico, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros. Além, claro, das instalações esportivas, com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica.

Até o fim do ano 200 GETs

Com a inauguração do novo GET na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 135 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

A nova unidade escolar recebeu o nome em homenagem ao ex-lutador de MMA Diego Braga Alves, nascido e criado em Rio das Pedras. Ele foi morto em janeiro, aos 44 anos, após tentar recuperar uma moto furtada em sua própria casa, na comunidade da Muzema.

A viúva Julia Fernandes Araújo, o filho Theo Braga e a irmã Debora Braga, além do amigo e mestre Fernando Pachu, participaram do evento de inauguração do GET. Na abertura, o coral de alunos da Escola Municipal Vitor Hugo, no Jardim Clarice, no Anil, fez uma apresentação em homenagem à cultura africana.