Prefeitura do Rio marca presença na Bienal do Livro com programação cultural, serviços e ações integradas

A Prefeitura do Rio estará presente em todos os dias da Bienal Internacional do Livro, que será realizada de 13 a 22 de junho no Riocentro. Com estandes, palestras, atividades culturais e serviços públicos integrados, a participação reforça o protagonismo da cidade como polo de leitura e conhecimento — este ano reconhecida pela Unesco como Capital Mundial do Livro.
Além de incentivar o uso do transporte público para chegar ao evento, a Prefeitura preparou uma série de ações voltadas à educação, cultura, mobilidade, segurança, limpeza urbana e políticas sociais.
Educação: tecnologia, leitura e inclusão
A Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou um estande de 150 m² para receber cerca de 30 mil alunos e 56 mil profissionais da rede, além do público geral. O espaço irá destacar projetos que integram leitura, inovação pedagógica e tecnologia, como as iniciativas desenvolvidas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).
O estande também será palco de debates sobre temas como equidade de gênero, antirracismo e a conexão da escola com o território. No dia 21/6, a Procuradoria Geral do Município apresenta uma palestra sobre a Lei Afonso Arinos – Obras Raras, enquanto o astrônomo do Planetário do Rio, Wailã de Souza Cruz, lança seu livro infantil “Manual Prático do Astrônomo Mirim”, com direito à oficina de montagem de relógio de sol.
Cultura: Rio Capital Mundial do Livro
A Secretaria Municipal de Cultura leva à Bienal a marca Rio Capital Mundial do Livro, com um estande exclusivo e programação especial. O espaço contará com painéis, exposições de livros vencedores do Prêmio Jabuti, distribuição de cartões postais literários e a exibição do projeto Rio Memórias. Haverá também os chamados “parangolés literários”, que misturam arte e literatura em performances interativas.
Transporte: BRT com esquema especial
Para facilitar o acesso ao Riocentro, a Mobi-Rio organizou um esquema especial de BRT. Nos fins de semana (14, 15, 21 e 22) e no feriado de 19/6, haverá serviço direto entre o Terminal Jardim Oceânico e as estações Riocentro e Olof Palme, com paradas apenas no Terminal Alvorada e estação Rio 2, das 9h às 23h.
Outra linha especial funcionará no trecho Terminal Paulo da Portela x Terminal Recreio, também nos fins de semana e feriado. Durante a semana, as linhas 41 (Madureira x Recreio – Expresso) e 51 (Recreio x Deodoro – Parador) serão reforçadas. A linha 41 fará paradas adicionais nas estações Riocentro e Olof Palme.
Trânsito e segurança: atuação integrada
O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar o entorno do Riocentro com 73 câmeras e uso de drones para orientar o fluxo de veículos. A CET-Rio atuará com 50 operadores de tráfego por dia para garantir fluidez e segurança, com possibilidade de interdição temporária da Rua Pedro Calmon. A recomendação é utilizar a rota Avenida das Américas/Ayrton Senna para evitar sobrecarga na Avenida Salvador Allende.
A Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuarão com 40 agentes, além de fiscais da Superintendência de Táxis e do programa BRT Seguro.
Limpeza urbana: operação reforçada
A Comlurb manterá equipes atuando diariamente das 7h às 22h na limpeza de toda a área externa do Riocentro e vias de acesso aos pavilhões, com apoio de três caminhões para coleta de resíduos.
Proteção social e apoio às mulheres
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados vai divulgar cursos da pasta e distribuir materiais da campanha Rio+Seguro para Mulheres, com orientações sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social levará ao estande da SME, no dia 13/6, o lançamento da trilogia “Há Vida Depois das Marquises – Do Outro Lado da Rua”, do escritor Leo Motta, ex-morador de rua. O autor será acompanhado por acolhidos do Instituto Marca de Cristo, que apresentarão o Sarau Marquises, com leituras de poesias e relatos de superação.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.