Prefeitura do Rio entrega mais 48 apartamentos na comunidade do Aço e avança no maior projeto de urbanização da cidade

Prefeitura do Rio entrega mais 48 apartamentos na comunidade do Aço e avança no maior projeto de urbanização da cidade

A transformação urbana da comunidade do Aço, em Santa Cruz, ganhou mais um capítulo neste domingo (13/07), com a entrega de 48 novos apartamentos mobiliados nos blocos 1, 2 e 3 da Quadra G. As famílias contempladas viviam em situação de vulnerabilidade e agora passam a contar com moradias dignas, infraestrutura urbana e melhores condições de vida.

Coordenado pela Rio-Urbe, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, o projeto já beneficiou 224 famílias com novas unidades habitacionais. Ao todo, o Morar Carioca do Aço prevê a construção de 704 apartamentos, distribuídos em 44 edifícios, garantindo moradia de qualidade para cerca de quatro mil moradores.

“É claro que cuidamos da cidade toda, mas temos que ter um olhar especial para quem mais precisa. Na comunidade do Aço, podemos afirmar com orgulho: é o maior projeto de urbanização do Rio de Janeiro”, destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, que visitou uma das novas unidades entregues ao lado de Mariza Batista, moradora da comunidade há 21 anos.

Mãe de sete filhos, Mariza celebrou a nova etapa de sua vida. “Estou feliz por mim e por todos os meus vizinhos. Somos todos uma grande família aqui. Agora vamos ter uma vida nova”, disse, emocionada.

Com mais esta entrega, já são 14 blocos habitados na comunidade do Aço, que passa por um processo de reestruturação completa. As unidades são entregues mobiliadas, com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, varanda e área de serviço, além de apartamentos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A presidente da Rio-Urbe, Maria Fernanda Cebrian, destacou o impacto positivo do projeto. “É muito gratificante entregar essas unidades para famílias que, há mais de 50 anos, viviam em condições precárias. Serão 36 blocos no total, beneficiando 540 famílias, apenas nesta etapa.”

Investimento em moradia, infraestrutura e lazer

Com investimentos que superam R$ 240 milhões, o projeto vai muito além das moradias. A área de 195 mil metros quadrados está sendo totalmente reurbanizada, com obras de infraestrutura, mobilidade e serviços. Entre as melhorias estão a requalificação de ruas, 70 mil metros quadrados de vias pavimentadas, 2,2 quilômetros de ciclovias, 720 pontos de iluminação pública, além de redes de esgoto, abastecimento de água e um reservatório com capacidade para 3,5 milhões de litros.

Para garantir qualidade de vida, o programa inclui ainda a construção de uma área de lazer com 28 mil metros quadrados, que oferecerá quadras, praças, pista de skate, academia ao ar livre, parque infantil, palco para eventos e áreas verdes, fortalecendo o esporte, a cultura e a convivência comunitária.

Mais entregas previstas

Com obras em ritmo acelerado, novas unidades e melhorias seguirão sendo entregues nos próximos meses, consolidando a comunidade do Aço como um exemplo de urbanização inclusiva e transformação social.

Além do vice-prefeito, participaram da entrega o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, o secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes, o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, e o subprefeito da Zona Oeste III, Ednelson de Lima.