IBGE divulga publicação Agenda 2030 e G20 e Atlas Geográfico Escolar em evento na Casa G20 no Rio de Janeiro
O IBGE divulgou a publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades com as primeiras análises” nesta terça-feira, 9, na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. Esta publicação trouxe um conjunto de indicadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, com dados que ilustram as desigualdades de gênero, cor ou raça, grupos de idade, pessoas com deficiência e até as diferenças entre as regiões brasileiras. A publicação também trouxe indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil.
Neste evento, o Instituto também lançou a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, tradicionalmente produzido pelo IBGE e referência ao público estudantil, e divulgou uma versão do mapa-múndi com o Brasil ao centro da projeção. Além das divulgações, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, assinou um protocolo de intenções com o Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para a utilização da Casa G20. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente, órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além o G20 Brasil e Rio 2030 promovido pela Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, e transmitido pelo Portal do IBGE e por todas as redes sociais do Instituto.
A abertura do evento contou com a atração musical do grupo Meu Kantinho, oriundo do bairro Penha Circular, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. O trio formado por Toninho de Souza (violão), William Emanuel (flauta) e Siqueira (cavaquinho) tocou o hino nacional para o público presente no auditório e para espectadores que acompanharam o evento no Portal e nas redes sociais do IBGE, que transmitiram o evento.
Denise Kronemberger, gerente de Relações Institucionais do IBGE e coordenadora do Projeto ODS na Presidência do Instituto, iniciou as divulgações do dia apresentando um resumo da publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades com as primeiras análises”, no qual destacou informações como a taxa de conclusão no Ensino Médio, proporção de assentos ocupados por mulheres em parlamentos nacionais e taxa de desocupação por grupo e idade para os países do G20.
“Os indicadores seguem as metodologias e padrões internacionalmente estabelecidos e são calculados com os dados nacionais oficiais produzidos regularmente. Com essa publicação, o IBGE traz para o debate as sinergias existentes entre a Agenda 2030 e o G20, fornecendo um primeiro conjunto de informações que possam subsidiar as discussões sobre o tema das desigualdades, que se darão no âmbito dos grupos de trabalho e forças-tarefa, bem como no G20 Social e na própria Cúpula, a ser realizada em novembro”, disse Denise.
Na sequência, a coordenadora-geral adjunta do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), Maria do Carmo Bueno, comentou as ferramentas e novidades da 9ª. edição do Atlas Geográfico Escolar. “Colocamos uma visão socioeconômica do mundo e do Brasil. O Atlas apresenta muitos indicadores e dados textuais de cartografia, sensoriamento remoto, bandeiras dos países e estados, tudo aquilo que pode auxiliar os estudantes, e, além da versão impressa, temos a versão digital, atualizada de maneira mais rápida”, ressaltou Bueno.
Representante do governo do Estado do Rio de Janeiro, o diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, ressaltou a importância do lançamento de uma projeção do que posiciona o Brasil no centro do mapa-múndi. “Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos. O Brasil chegou ao centro do mundo”, disse Protasio.
Já a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, explicou que “o G20 se encontra no Rio de Janeiro e resolvemos materializar isso aqui na Casa Laura Alvim, agora Casa G20, em homenagem a uma mulher que homenageou muitos artistas ao longo da sua vida. Esta casa está aberta para receber iniciativas como essa, para a garantia de encontros que geram informação, conhecimento e transformação”, disse Danielle.
Secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República, Renato Simões, detalhou a importância do papel do IBGE para a sociedade. “O G20 Social é a confluência de todas as formas de participação social no processo do G20, estabelecida pelo Governo Federal desde cada política pública até os eventos internacionais dos organismos multilaterais que o Brasil integra. É muito importante esta base de dados ao nosso trabalho dando luz para a sociedade civil. O IBGE é o ponto de encontro do conhecimento acumulado e que ainda será construído”, disse Simões.
Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, todas as divulgações apresentadas pelo Instituto no evento são produtos “de fundamental importância na formação de conhecimento nacional, material informativo de qualidade, porque precisamos de brasileiros cada vez mais conectados com a realidade do país, de dimensões continentais, e com a geografia, a geociência e o geoprocessamento, um conjunto grande de instrumentos que nos permitem analisar melhor a realidade do povo brasileiro”. Segundo Pochmann, a parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, englobando as atividades do Instituto na Casa G20, e materializada na assinatura do Protocolo de Intenções, “dá possibilidade de experimentarmos a realidade do G20 na perspectiva dos municípios brasileiros. A partir do Rio de Janeiro, podemos levar esta iniciativa aos outros estados do país, especialmente junto aos municípios, oferecendo melhores informações que subsidiem melhores políticas públicas”, completou o presidente.
No encerramento do evento, o grupo Meu Kantinho tocou os chorinhos “No meu tempo” e “Vou viver” para o público presente no auditório da Casa G20 e os mais de 200 espectadores que acompanharam o evento somente pelo Youtube.
Escolas públicas do Rio de Janeiro recebem primeiros exemplares da nona edição do Atlas Geográfico Escolar
Alunos e alunas do Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho, do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, da Escola Municipal Jorge de Gouveia e da Escola Municipal República do Líbano, representando as escolas públicas do Rio de Janeiro, receberam os primeiros exemplares da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, na Casa G20.
Márcia Mathias, ibegeana aposentada, intermediou esse encontro das escolas com o Instituto. “Sinto-me muito honrada em reunir o IBGE com a educação, porque sou aposentada do Instituto e atuo na Escola Estadual Josué de Castro como coordenadora pedagógica. Entendo que represento os dois lados neste evento”.
Alunos do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade apresentam o jornal Intercultural News
Os alunos secundaristas Sara, Letícia e Diogo do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, localizada na cidade de Nova Iguaçu, município do estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes como parte do programa de jovens jornalistas, promovido pelo Estado do Rio de Janeiro, e realizaram a cobertura do evento para o jornal Intercultural News, publicação bilíngue da escola em que estudam que promove conhecimento, oportunidades acadêmicas e notícias positivas, a fim de incentivar outros estudantes a acessar a educação e utilizá-la como ferramenta para transformar suas vidas. “Cobrimos vários eventos da nossa escola também e apresentamos várias matérias de vários temas importantes, como o G20. É um dos maiores jornais feitos por estudantes de escolas públicas”, disse a editora-chefe, Sara.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.