150 rodas de samba em espaços públicos do Rio serão certificadas pela Secretaria de Cultura do RJ
Mapeamento realizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aponta a existência de 150 rodas de samba realizadas em espaços públicos nos diversos territórios da cidade, em 2024. Os dados foram apurados pelo Edital de Cadastramento e Recadastramento do Novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, lançado pela Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural da SMC.
O edital adotou como critérios para a inclusão no mapeamento a atuação das rodas há, no mínimo, dois anos e o vínculo com o território. As rodas de samba mapeadas receberão certificação em cerimônia marcada para este sábado (23/11), às 9h, no Museu do Amanhã.
Na comparação com o levantamento anterior, realizado em 2021, 55 novas rodas de samba foram incluídas na rede. O mapa completo pode ser conferido neste link .
Apuração a cada dois anos
Realizado a cada dois anos, o edital tem o objetivo de atualizar o Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, instituído por decreto e com funcionamento regulamentado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. O mapeamento também é um incentivo à realização, integração e constância das rodas de samba em locais públicos.
As rodas inscritas no edital foram analisadas por uma comissão formada por funcionários da Prefeitura do Rio e representantes indicados pela Associação Rede Carioca de Rodas de Samba. A aprovação também passou pelo crivo das subprefeituras, responsáveis pela liberação dos locais. Além do vínculo com a comunidade e da exigência de, pelo menos, dois anos de atuação, foram considerados critérios como impacto das rodas e experiência cultural dos responsáveis pela roda, a partir da análise de portfólio.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.