Prefeitura do Rio convoca 400 novos garis para reforçar a Comlurb

Prefeitura do Rio convoca 400 novos garis para reforçar a Comlurb

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu mais um passo para reforçar os serviços de limpeza urbana na cidade. Nesta segunda-feira (30/06), o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, e o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Diego Vaz, participaram, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, da cerimônia de convocação de 400 novos garis aprovados em processo seletivo.

Os profissionais foram selecionados para atuar por tempo determinado, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.666/2024, com vínculo inicial de um ano, prorrogável por até cinco vezes. As vagas serão preenchidas de forma imediata.

Durante o dia, das 9h às 16h, os novos colaboradores receberam orientações sobre segurança do trabalho, rotinas operacionais da limpeza urbana e demais temas essenciais para o exercício das funções.

Quero dar as boas-vindas a vocês. Vocês estão entrando para uma Companhia da qual a gente tem muito orgulho: a Comlurb. Toda pesquisa mostra que é o serviço público com que o carioca mais se identifica. A Comlurb é a cara da cidade. E, a partir de agora, vocês representam isso nas ruas, destacou o prefeito Eduardo Paes.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere também parabenizou os novos garis:

O cartão de visita da Prefeitura do Rio é a Comlurb. E o mais bonito desse cartão é o sorriso de vocês. Trabalhem muito, mantenham o sorriso no rosto e a alegria de fazer parte desse time. Vocês nos representam, afirmou.

Processo seletivo superou expectativa

O edital foi publicado em 3 de junho e atraiu grande interesse: foram mais de 182 mil inscritos. Entre os critérios exigidos estavam idade entre 18 e 50 anos, escolaridade mínima de 5ª série completa do Ensino Fundamental e aptidão física para o trabalho. Candidatos puderam ganhar pontos adicionais por experiência profissional e residência em uma das 28 comunidades listadas no edital.

De acordo com o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, o chamamento representa uma nova fase para a Companhia:

A Comlurb ficou mais de 10 anos sem contratar garis. Agora estamos substituindo trabalhadores de projetos temporários por profissionais aprovados em processo seletivo público. É um marco importante para a empresa, destacou.

Os primeiros 600 classificados foram convocados em 16 de junho para apresentação de documentos. Após exames de saúde ocupacional, 400 foram aprovados para a função.

Carga horária, benefícios e remuneração

Os novos garis terão jornada semanal de 44 horas, podendo trabalhar aos sábados, domingos e feriados, conforme as escalas operacionais. O salário base é de R$ 1.766,31, acrescido de adicional de insalubridade de até 40%, vale-refeição de R$ 26,21 por dia trabalhado e auxílio-transporte.

Para o novo contratado Diego da Conceição, de 37 anos, que vai atuar na comunidade onde mora, o sentimento é de gratidão:

Estou feliz e lisonjeado de trabalhar na Comlurb servindo a comunidade onde nasci, fui criado e ainda moro: a Fazenda Botafogo, na Pavuna. Estarei em casa, contou.

A Comlurb e seus 50 anos

Em maio, a Comlurb completou meio século de atuação. É hoje a maior empresa de limpeza urbana da América Latina, com cerca de 13 mil garis responsáveis por serviços que vão da coleta domiciliar e seletiva à varrição de ruas, limpeza de praias, praças, parques, hospitais e escolas, além de poda de árvores e higienização de encostas.

Desde 2022, a Companhia tem investido em modernização: renovou a frota e adquiriu equipamentos como roçadeiras, tratores adaptados, embarcações para limpeza de ilhas e lagoas, e tratores de praia para peneiramento da areia. Foram instalados 62 novos ecopontos em comunidades, ampliando o alcance do serviço.

Diariamente, a Comlurb remove cerca de 9 mil toneladas de resíduos, reforçando seu papel essencial na rotina e no bem-estar do Rio de Janeiro.