Prefeitura do Rio inaugura o Rio Museu Olímpico no Velódromo do Parque Olímpico

Prefeitura do Rio inaugura o Rio Museu Olímpico no Velódromo do Parque Olímpico

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (4/8) o Rio Museu Olímpico, instalado no anel superior do Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A abertura integrou as comemorações dos nove anos dos Jogos Olímpicos Rio 2016, primeira edição do evento realizada na América do Sul.

Com cerca de 1.700 m², o museu foi concebido para preservar a memória dos Jogos, promover os valores olímpicos e destacar o legado deixado para a cidade. A instalação reúne mais de mil peças históricas, divididas em 13 áreas temáticas, com 80 experiências imersivas, interativas e inclusivas, conectando esporte, cultura e educação.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Paes destacou a transformação urbana promovida pelos Jogos:
– A Olimpíada de 2016 não foi um sonho passageiro. Foi uma visão estratégica. O legado é incrível. Hoje, 600 mil pessoas economizam duas a três horas por dia graças aos investimentos feitos naquele período – afirmou.

Reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como membro da Rede de Museus Olímpicos, o espaço traz atrações como simulações esportivas, atividades imersivas e relíquias do evento, como a tocha olímpica, medalhas, uniformes, a bola da final do vôlei masculino e a faixa preta da campeã Rafaela Silva. Os visitantes também poderão “explodir” virtualmente o Elevado da Perimetral ou “experimentar” esportes como ginástica, basquete, corrida e canoagem slalom.

— O museu é uma forma de preservar a memória do que foi construído. É um legado para o esporte e um compromisso com as futuras gerações — destacou a bicampeã olímpica Fabi, do vôlei.

O projeto também reforça a importância da inclusão. O judoca paralímpico Willians Araújo, ouro em Paris 2024 e prata no Rio em 2016, emocionou-se ao lembrar a transformação gerada pela competição:
– Competir perto da minha família foi mais emocionante do que ser campeão. O impacto para a população com deficiência foi enorme, e o museu eterniza isso.

A visitação começa nesta terça-feira (5/8), mesma data da Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016, dentro de um período de soft opening, com funcionamento de terça a sábado, das 10h às 14h, e entrada gratuita. Serão 120 visitantes por dia, em grupos de até 30 pessoas, mediante agendamento pelo site www.museuolimpico.rio.

A revitalização do Velódromo incluiu melhorias estruturais na cobertura, fachada, acessibilidade, climatização, sistema de combate a incêndio, segurança e a instalação de um novo elevador para visitantes. Um dos destaques arquitetônicos é o percurso com grandes anéis coloridos, chamados de “Cariocas”, que simbolizam o espírito olímpico e a identidade da cidade.