Prefeitura lança Programa Rio Cidade Criativa para fortalecer o empreendedorismo comunitário

Prefeitura lança Programa Rio Cidade Criativa para fortalecer o empreendedorismo comunitário

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Economia Solidária (SES-Rio), lançou na última quinta-feira (11/9), no Palácio da Cidade, o Programa Rio Cidade Criativa, iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo solidário e da economia criativa nas comunidades da cidade.

O objetivo é capacitar moradores em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos e oficinas que desenvolvem competências para a criação de negócios comunitários e geração de renda.

– O Rio Cidade Criativa une cidadania, segurança e oportunidade. Cada vez mais pessoas empreendem individualmente, e precisamos apoiar esse movimento. É um programa que valoriza o potencial econômico das comunidades e favelas, oferecendo condições para que se transformem em polos de desenvolvimento – destacou o prefeito Eduardo Paes.

Entre as atividades oferecidas estão oficinas de sabonete artesanal, amigurumi, crochê, macramê e vela artesanal, com foco na produção de itens criativos e sustentáveis que podem se tornar fonte de renda para os participantes.

O secretário da SES-Rio, Marcio Santos, reforçou o alcance do projeto:
– Já criamos os agentes solidários, o programa Maturidade para a terceira idade, e agora ampliamos com o Rio Cidade Criativa, que vai atender todas as idades. Serão 15 polos espalhados pela cidade oferecendo cursos e oportunidades para que os participantes aprendam, empreendam e fortaleçam a economia criativa do Rio.

Além da formação técnica, o programa incentiva o cooperativismo, a criação de redes colaborativas e o acesso a crédito, dando suporte para que os negócios se consolidem e gerem impacto positivo nas comunidades.

Voltado a pessoas a partir de 16 anos, o Cidade Criativa terá duração de três meses por curso, e a meta é capacitar 3.600 pessoas em dois anos.

Os núcleos de formação estão distribuídos em diversas regiões da cidade: Padre Miguel I e II, Tijuquinha, Rio das Pedras, Andaraí, Vila Moretti, Bangu, Inhoaíba, Realengo, Santa Cruz, Cesarão, Magalhães Bastos, Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Maré.

A instrutora Marly Soares Oliveira Cunha, que dará aulas de artesanato no núcleo de Anchieta, compartilhou sua experiência:
– Aprender uma técnica me abriu caminhos e me deu condições de pagar a faculdade. Agora terei a oportunidade de repassar esse conhecimento a outras pessoas.