Ações do projeto “Biblioteca da Diversidade” aconteceram em Campos dos Goytacazes com patrocínio da Ferroport

Ações do projeto “Biblioteca da Diversidade” aconteceram em Campos dos Goytacazes com patrocínio da Ferroport

Projeto contempla a doação de estruturas com livros literários infantis, com temas da cultura afro-brasileira e povos indígenas

Nos dias 18 a 28 de novembro, os alunos das instituições públicas de Campos dos Goytacazes receberam ações do projeto “Biblioteca da Diversidade”. Ao todo, 1068 crianças de 6 a 12 anos foram beneficiadas.

As ações tiveram o objetivo de viabilizar a formação aos professores, para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.

Foram doadas estruturas com 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, bem como 5 títulos impressos em braille. Também foram ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, e acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).

Fotos: Bruna Campos

O projeto contou com intérpretes de Libras e um monitor, que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou espectros, síndromes ou doenças que geram limitações.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ferroport, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Instituições que receberam as apresentações:

  • Escola Municipal Conceição do Imbé
  • Escola Municipal Cláudia Almeida
  • Escola Municipal Conselheiro Josino
  • Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco
  • Escola Municipal Alcebiades Candiano
  • Escola Municipal de Aprendizagem Inclusiva (Cidade da Criança Zilda Arns)
  • Escola Municipal Maria Antonia Pessanha Trindade
  • Escola Municipal Califórnia

Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Contato para pautas:

Isabelle Mancini – [email protected] – (19) 99228-1535

Fotos: Bruna Campos