Ações do projeto “Biblioteca da Diversidade” aconteceram em Campos dos Goytacazes com patrocínio da Ferroport
Projeto contempla a doação de estruturas com livros literários infantis, com temas da cultura afro-brasileira e povos indígenas
Nos dias 18 a 28 de novembro, os alunos das instituições públicas de Campos dos Goytacazes receberam ações do projeto “Biblioteca da Diversidade”. Ao todo, 1068 crianças de 6 a 12 anos foram beneficiadas.
As ações tiveram o objetivo de viabilizar a formação aos professores, para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.
Foram doadas estruturas com 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, bem como 5 títulos impressos em braille. Também foram ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, e acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).
O projeto contou com intérpretes de Libras e um monitor, que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou espectros, síndromes ou doenças que geram limitações.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ferroport, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituições que receberam as apresentações:
- Escola Municipal Conceição do Imbé
- Escola Municipal Cláudia Almeida
- Escola Municipal Conselheiro Josino
- Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco
- Escola Municipal Alcebiades Candiano
- Escola Municipal de Aprendizagem Inclusiva (Cidade da Criança Zilda Arns)
- Escola Municipal Maria Antonia Pessanha Trindade
- Escola Municipal Califórnia
Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Contato para pautas:
Isabelle Mancini – [email protected] – (19) 99228-1535
Fotos: Bruna Campos
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.