BC inaugura hoje opção para resgate automático de dinheiro “esquecido”

O Banco Central (BC) anunciou nesta semana uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber: a partir de terça-feira (27 de maio), será possível habilitar solicitação automática de resgate de valores.
Segundo o BC, a novidade muda apenas a forma de solicitar o resgate. Antes, era preciso pedir o resgate manualmente. Agora, quem quiser, pode fazer as solicitações de forma automática. Com isso, o cidadão não precisa mais consultar o sistema nem registar manualmente a solicitação. O Sistema fará todo o trabalho.
Os valores para resgate é o “dinheiro esquecido” por cidadãos ou empresas em instituições como bancos e consórcios. Segundo o BC, ainda existem R$ 9,13 bilhões “esquecidos”. O prazo para resgate teria acabado em outubro de 2024. Mas, recentemente, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para esse resgate.

Para acessar a novidade, o cidadão precisa ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Ela é exclusiva para quem tenha chave pix do tipo CPF. Quem não possui e deseja acessar o serviço deve fazer uma em sua instituição financeira.
(Com informações de G1. Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.