Campeões da Olimpíada Carioca de Matemática recebem kits de viagem para a Disney e para a Nasa

Campeões da Olimpíada Carioca de Matemática recebem kits de viagem para a Disney e para a Nasa

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, entregaram, nesta terça-feira (14/1), os kits de viagem para os 100 vencedores da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Os alunos embarcam para Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro para conhecer a Disney e a Nasa. A OCM, criada em 2021, é uma iniciativa inédita nas redes públicas de ensino do Brasil organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nos quatro anos que foi realizada, a competição já teve mais de 1,42 milhão de inscrições.

– Isso é transformador na vida dessas crianças. Ter a Olimpíada da Matemática já estimula uma competição positiva e saudável. Além disso, temos outro desafio: poder ir para a Disney e a Nasa, conhecer outros lugares e ver como se pode construir um mundo diferente. Para nós, é uma alegria dar essa premiação – afirmou Eduardo Paes, durante a cerimônia de entrega dos kits no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.

Para a viagem, os estudantes receberam um kit que inclui camisas térmicas, camisetas, casacos, meias, tênis, mala, mochila e squeeze. No kit das meninas também tem absorventes doados pelo programa Livres para Estudar.

– Esse é um momento muito especial. Passamos o recado de que estudar vale a pena. Queremos que a nossa criançada possa apostar no caminho dos estudos. Aqui temos os campeões da matemática da cidade do Rio. Eles vão conhecer o Mickey e a espaçonave. É o filho do Complexo do Alemão, do Vidigal, da Zona Oeste, de qualquer canto da nossa cidade, entendendo que o caminho do estudo é a melhor aposta que ele pode fazer. Colocamos o Rio como a grande capital da matemática no nosso país – disse Renan Ferreirinha.

O diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, ressaltou a parceria do instituto com a Prefeitura do Rio.

– Somos parceiros desde a primeira edição, ajudando na elaboração da prova da OCM. Desde que eu sou diretor do IMPA nós queríamos estender a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Faltava um pouco de coragem porque sabíamos que tínhamos de aprender uma linguagem diferente para comunicar as questões de modo acessível para as crianças dessa faixa etária. E foi a experiência com a OCM que nos deu essa convicção de que poderíamos fazer isso.

Crianças se dedicam nos estudos e realizam sonho

O objetivo da OCM é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos, além de promover uma competição saudável entre os estudantes da rede. A Olimpíada é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

– É muito legal, é o sonho de muitas pessoas. Tem gente que nunca viajou para fora e tem essa oportunidade por causa do estudo. É a primeira vez que vou para os EUA. Quero ir nos parques, conhecer os brinquedos e ir na Nasa, aprender mais sobre astronomia. Eu não esperava ganhar, estava participando pela experiência. Foi uma surpresa quando ganhei – contou Maria Alice Furtado, de 12 anos, que passou para o sétimo ano do Ensino Fundamental, no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Parque Olímpico.

Já na primeira edição da OCM, houve a participação de mais de 200 mil alunos das escolas municipais do Rio. Na edição do ano seguinte, o número dobrou: mais de 400 mil estudantes marcaram presença. Em 2023, participaram da competição 420 mil alunos. E, em 2024, foram cerca de 400 mil alunos inscritos para as provas.

– Essa premiação representa a conquista de um esforço, de estudar de madrugada para fazer a prova. É uma conquista gigantesca para mim. Desde pequeno eu gosto da matemática, sempre gostei de fazer conta. Eu sempre quis ganhar, mas nunca esperei que fosse conseguir. Será a primeira vez que farei uma viagem internacional. Na Nasa, eu espero entrar numa sala antigravidade e, na Disney, espero um espetáculo, conhecer o castelo, algo que sempre quis – disse Geovan Brito, de 15 anos, morador da Mangueira e aprovado para o primeiro ano do Ensino Médio na Escola Municipal José Veríssimo, no Rocha.

Aulas específicas de matemática

Para que o interesse pela matemática seja ainda mais estimulado e desenvolvido, em maio de 2023, foi criada a primeira Turma Olímpica, com alunos que tiveram resultados excelentes nas primeiras edições das Olimpíadas reunidos para aulas especiais de matemática. O objetivo é preparar esses estudantes que demonstraram aptidão na Olimpíada para outras grandes competições.