Corredor Verde Transformará o Bairro Mais Quente da Zona Norte do Rio

Corredor Verde Transformará o Bairro Mais Quente da Zona Norte do Rio

Irajá, uma das ilhas de calor da cidade, costuma registrar recordes de temperatura

Irajá, Zona Norte do Rio, vai ganhar um Corredor Verde, a fim de minimizar os efeitos das altas temperaturas que afetam sua população. O território é uma das ilhas de calor da cidade, e registrou no último verão as mais altas temperaturas, o que vem se repetindo neste inverno, com o “veranico”. A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima dará início ao projeto no segundo semestre, quando será implantado um canteiro central e arborização das calçadas nas avenidas Meriti e Brás de Pina.

Serão plantadas árvores desde a Estrada da Água Grande até o Cimento Branco, em Vista Alegre, e por outras ruas da região. As segunda e terceira fases estão programadas para julho próximo. Outras áreas que são consideradas como ilhas de calor como o Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Guaratiba, Bangu, Ramos e Pavuna, também receberão os corredores verdes.

A iniciativa da Prefeitura do Rio é importante, pois estudos comprovam que bairros pobres podem registrar variações térmicas de até 10º celsius acima da média de regiões de melhor poder econômico. A diferença ocorre devido a três fatores principais: alta concentração de concreto e asfalto, elementos que retém calor por longas horas, poluição atmosférica, que impede a dissipação de raios solares, e a escassez de vegetação. Locais com essas características são conhecidos como ilhas de calor, e este é o caso do bairro de Irajá que conta com mais de 100 mil habitantes.