Ilha do Governador e Paquetá Sem Energia por Mais de 30 Horas

Ilha do Governador e Paquetá Sem Energia por Mais de 30 Horas

Light prometeu restabelecimento até o fim da tarde

Comerciante há 56 anos no bairro, Antônio Frias, tem uma padaria no Jardim Carioca e conta que já perdeu mais de 700 pães que estavam prontos para ir ao forno. “Eu nunca vi algo parecido. O prejuízo é incalculável, as massas estão todas ali para jogar fora. Foi tudo perdido!”

Produtos de padaria foram perdidos após apagão
Paulo Costa / Agência O Dia

Filho e Sócio de Antônio, Daniel Frias diz que a loja está há quase 30 horas sem energia e lembra que, além dos pães, os produtos de geladeira, como sorvetes e outras mercadorias perecíveis também foram perdidas.
” A gente está entrando em contato agora com o seguro, mas a informação que a gente está tendo em primeira mão é que teria que ver o que está na cláusula, porque pelo jeito essa situação não cabe. É um problema geral e aí vamos ter que resolver junto à Light”, relata.
Além dos comerciantes de rua, o shopping center Ilha Plaza, no Jardim Carioca, também está fechado até o restabelecimento da energia. As lojas voltarão a funcionar gradualmente a partir da normalização da rede. A decisão visa a segurança dos lojistas e funcionários.

Em Paquetá, os moradores denunciaram estarem sem luz desde a manhã de quinta-feira e sem sinal de telefone.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a situação é crítica nas unidades pela instabilidade da rede elétrica na Ilha do Governador.A Clínica da Família Wilma Costa e os centros municipais de saúde Parque Royal e Necker Pinto estão sem luz, mas mesmo assim mantêm o atendimento à população, de forma parcial, nos serviços que não dependem de energia elétrica, como consultas, curativos e outros. Os serviços interrompidos estão sendo reagendados para a próxima semana.

Os hospitais municipais Evandro Freire e Nossa Senhora do Loreto estão funcionando normalmente e o Paulino Werneck e a Unidade Manoel Arthur Villaboim – Paquetá também, porém com apoio constante dos grupos de geradores das unidades, aumentando consideravelmente o custo do serviços.

A Light informou que, devido a um defeito na rede subterrânea, precisou fazer uma parada emergencial em trechos de bairros da Ilha do Governador para reparar o sistema de alta tensão que abastece a região. “Mais de 200 profissionais estão trabalhando desde a identificação da ocorrência para restabelecer a totalidade dos clientes”, disse a empresa.

O diretor da Light Rodrigo Brandão afirmou que o apagão foi causado pelo rompimento de um dos principais cabos que abastece a Ilha do Governador. O representante disse, em entrevista do programa “Bom Dia, Rio”, da TV Globo, que no início do ano, a concessionária iniciou uma obra em todo sistema que leva energia do continente para a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, cujos cabos são antigos. A rede estará 100% renovada em novembro, segundo o diretor.

Além disso, chegaram na madrugada desta sexta-feira, os componentes de geradores que haviam sido emprestados ao Rio Grande do Sul durante a catástrofe climática. A empresa garantiu que até o fim da tarde a energia voltará a funcionar normalmente nas ilhas. Segundo Brandão, 80% da população da Ilha do Governador já está com luz.