Nesta quinta-feira, 283 alunos serão diplomados em cursos de qualificação no Riachuelo

Nesta quinta-feira, 283 alunos serão diplomados em cursos de qualificação no Riachuelo

O ano de 2024 vai chegando ao fim com mais 283 alunos diplomados, nesta quinta-feira (12/12), em cursos de qualificação profissional, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Senac RJ. Os formandos vão receber o diploma, numa cerimônia às 18h30, no Centro Politécnico Senac do Riachuelo, na Zona Norte.

A confeiteira Bárbara Nogueira de Carvalho acaba de concluir o curso “Preparo de pães” no Senac de Madureira. Moradora de Olaria, a jovem de 34 anos faz parte do grupo de 283 alunos que concluíram as oficinas gratuitas.

“O curso vai permitir que eu expanda meu negócio de confeiteira. Aprendi a fazer pão australiano, brioche, pão de queijo e pude aprimorar minha receita de panetone. Agora, quero fazer o curso de “Cake design” – disse a confeiteira, acrescentando que foi a todas as seis aulas do curso.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) pretende promover, em parceria com o Senac, 12 novos cursos gratuitos no próximo ano. De acordo com Daniele Almeida, coordenadora de Capacitação e Qualificação da SMTE, a ideia é oferecer 276 vagas em cursos como “Salgados para festas”, “Aprendendo a criar games” e “Fotografia e filmagem com drone’’, entre outros. A data de inscrição e do início das aulas será anunciada por meio do Instagram da secretaria (@trabalho.rio).

“Em outubro, estive em uma das aulas do curso “Preparo de pizzas”, no Senac de Madureira, e pude ver de perto a vontade de empreender das alunas. Com estes cursos, trabalhadores e trabalhadoras podem abrir o seu próprio negócio ou mesmo ampliar um já existente” – disse o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes.

Apesar de nunca ter trabalhado com gastronomia, Diogo Costa de Sá, de 40 anos, se inscreveu no curso “Preparo de churrasco’’, no Senac da Barra da Tijuca. Morador de Cascadura e funcionário de uma empresa de proteção veicular, ele pretende se candidatar em 2025 a uma vaga no curso “Preparo de pizzas”.

“Conhecimento é tudo, e a gente não sabe o dia de amanhã. Eu sempre gostei muito de gastronomia e gostaria de fazer um curso de chefe de cozinha, mas agora não dá, pois não cabe no meu orçamento. Mas gostei muito do curso no Senac. A estrutura é ótima e o professor, muito bom” – elogiou Diogo.