Prefeito em exercício visita obras do novo Terminal BRT em Santa Cruz

O prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, visitou nesta sexta-feira (9/5) as obras do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste. Com investimento de R$ 74,2 milhões, o projeto está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e tem prazo estimado de dois anos para conclusão.

Instalado em uma área de 13,2 mil metros quadrados, o novo terminal terá três pavimentos, com aproveitamento de luz e ventilação naturais, contribuindo para a sustentabilidade e a economia de energia. A estrutura terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do BRT, dez ônibus convencionais e oito vans.

— Com esse investimento, o Terminal Bairro Imperial vai ampliar a integração entre o BRT, linhas regulares e vans, conectando Santa Cruz a toda a cidade. Ele faz parte da transformação do sistema BRT, que saltou de 120 mil para 580 mil passageiros por dia desde 2021, graças à renovação da frota, requalificação da Transoeste e construção de novos terminais — destacou Cavaliere.
Expansão e modernização do sistema BRT
A construção do novo terminal integra o amplo programa de revitalização do sistema BRT. Nos últimos anos, foram entregues os terminais Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, todos na Transoeste, ampliando a capacidade e a qualidade do serviço prestado à população da Zona Oeste.
O Terminal Bairro Imperial também contará com área de estar com jardins e bancos no pavimento superior e lojas no térreo, além de rampas de acessibilidade, bicicletário com 300 vagas e estacionamento para 105 veículos e 50 motocicletas. Estão previstas ainda pistas exclusivas para ônibus e obras viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, melhorando a fluidez e a integração com o sistema ferroviário.
— Vamos requalificar todo o entorno do terminal, melhorando acessos, calçadas e vias. A nova estrutura vai ajudar a desafogar o terminal da Felipe Cardoso e garantir mais conforto e mobilidade para a população — afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.
Números do sistema BRT
O sistema BRT do Rio tem registrado crescimento contínuo. Em abril de 2025, a média diária foi de 561,7 mil passageiros — um aumento de 275% em relação a 2021. O recorde foi no dia 30 de abril, com 580,2 mil embarques.
Média de passageiros por corredor:
-
Transoeste: 235,5 mil (42%)
-
Transcarioca: 150,8 mil (27%)
-
Transbrasil: 123,3 mil (22%)
-
Transolímpica: 52,1 mil (9%)
A presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, destacou o avanço do sistema.
— Assumimos o BRT com o compromisso de entregar um transporte eficiente e confiável. Além da expansão, também ampliamos o horário de operação com os serviços Conexão BRT, funcionando 24 horas por dia. Seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a experiência de quem depende do BRT diariamente — afirmou.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.