Prefeitura do Rio entrega mais obras do Bairro Maravilha na Cidade de Deus e Itanhangá

Prefeitura do Rio entrega mais obras do Bairro Maravilha na Cidade de Deus e Itanhangá

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere entregaram, neste sábado (05/07), mais duas etapas do programa Bairro Maravilha, que vem transformando a realidade de comunidades que há anos sofrem com a falta de infraestrutura básica.

Os moradores do conjunto Casinha Nova, na Cidade de Deus, e de cinco ruas do Itanhangá, incluindo a Terezinha Branco e o Caminho do Bicão, agora contam com ruas asfaltadas, calçadas acessíveis e um sistema de drenagem moderno. Ao todo, 48 vias residenciais foram revitalizadas, com um investimento de R$ 28 milhões.

“Esse projeto dá dignidade às pessoas. Elas deixam de pisar na lama, de conviver com esgoto a céu aberto. Por isso, o Bairro Maravilha tem uma atenção toda especial da Prefeitura”, destacou o prefeito Eduardo Paes.

Na Cidade de Deus, as intervenções contemplaram 43 logradouros do Casinha Nova, como as ruas do Amor, Deus Conosco e Alegria. Foram instalados 616 metros de galerias de águas pluviais, 19 mil m² de asfalto e 6,7 mil m² de calçadas reconstruídas, garantindo mais mobilidade, acessibilidade e segurança para os moradores. Outras cinco ruas na região seguem com obras em andamento.

No Itanhangá, o programa requalificou as ruas Terezinha Branco, Caminho do Bicão, Travessas 1 e 2 e o Acesso. Foram implantados 715 metros de drenagem, 1,1 mil metros de rede de água potável, 910 metros de rede de esgoto tratado, além de 3,6 mil m² de pavimentação e 1,3 mil m² de calçadas novas.

O secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson dos Santos, ressaltou o impacto dessas melhorias:

“Essa é mais uma fase do Bairro Maravilha, que transforma a realidade dos moradores, garantindo pavimentação e redes de água e esgoto. É qualidade de vida para quem mais precisa.”

Para os moradores, a diferença é sentida no dia a dia. Fabia Maria Nobre, de 52 anos, moradora da Muzema, lembra como era viver sem saneamento:

“O esgoto era a céu aberto, ratos invadiam a casa, alagava tudo quando chovia. Agora, isso ficou no passado.”

Já o pastor Henan Orquera, de 51 anos, também da Muzema, destacou a segurança que o saneamento básico trouxe:

“Antes, perdíamos quase tudo nos temporais. Agora, com drenagem e pavimentação, as ruas não enchem mais.”

Desde 2021, o Bairro Maravilha soma 62 obras concluídas nas zonas Norte e Oeste do Rio, com outras 22 em andamento, totalizando mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos para drenagem, pavimentação, calçadas e acessibilidade.

Mais do que obras, o programa leva dignidade, segurança e cidadania, ajudando a reduzir desigualdades históricas e melhorando a vida de milhares de famílias cariocas.