Prefeitura do Rio inicia nova fase do Reviver Centro com desapropriação de imóveis abandonados

A Prefeitura do Rio deu um passo importante para a recuperação do Centro da cidade com a publicação, nesta quarta-feira (17/7), do decreto que declara de interesse público os 16 primeiros imóveis a serem incluídos na nova fase do programa Reviver Centro Patrimônio PRÓ-APAC. Os imóveis, atualmente em estado de abandono, serão desapropriados e leiloados com incentivos para restauração e reuso.
Os edifícios estão localizados na Rua do Teatro (9), Largo de São Francisco de Paula (4) e Rua Sete de Setembro (3). A seleção foi feita com base em um amplo mapeamento conduzido pela Prefeitura, com apoio de uma consulta pública realizada em maio, que reuniu sugestões da população, especialistas e representantes do setor privado.
“Esse é o primeiro passo deste projeto que busca recuperar imóveis degradados no Centro. A Prefeitura vai apoiar a reconstrução destes imóveis abandonados. Estes são apenas os primeiros. Seguiremos mapeando e identificando outros”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Os imóveis serão oferecidos em leilões públicos, e os compradores poderão contar com apoio financeiro de até R$ 3.212 por metro quadrado para as obras de requalificação, conforme regras do edital. O valor será repassado de forma gradual, à medida que as etapas do projeto forem sendo concluídas. Caso as intervenções não sejam executadas, o imóvel volta ao patrimônio do Município.
Patrimônio, requalificação e desenvolvimento
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Diretor e reforça os princípios do Reviver Centro, programa criado em 2021 para estimular a recuperação urbana e a valorização do patrimônio histórico da região central. A proposta combina diversidade de usos, moradias, cultura e dinamização econômica.

“Com essa ação, damos mais um passo para incentivar a revitalização urbana e a preservação do nosso patrimônio. O PRÓ-APAC reforça o compromisso da Prefeitura com um Centro mais dinâmico, diverso e conectado à sua vocação histórica e cultural”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Gustavo Guerrante.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, a recuperação do Centro depende da ativação econômica de seu patrimônio. “O PRÓ-APAC combina preservação e desenvolvimento, ao transformar imóveis abandonados em oportunidades de investimento, geração de empregos e estímulo à economia criativa”, destacou.
O programa é coordenado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento e de Desenvolvimento Econômico.
Reviver Centro: avanços concretos
Desde sua criação, o Reviver Centro já viabilizou 56 licenças, que somam 4.515 novas unidades residenciais na região. Dessas, 46 licenças são para retrofit (reconversão de prédios antigos) e 10 para novas construções. O programa oferece incentivos fiscais e urbanísticos para estimular a produção habitacional e o uso misto dos imóveis.
Além disso, iniciativas como o Reviver Cultural e a Rua da Cerveja reforçam a ocupação do Centro com cultura, gastronomia e lazer. O Reviver Cultural já conta com 43 espaços cadastrados, sendo 37 em funcionamento. Na Rua da Cerveja, cinco cervejarias já foram inauguradas, e outras quatro estão em fase de abertura, integrando o novo projeto urbanístico da Rua da Carioca.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.