Prefeitura mantém leilão de terreno para estádio do Flamengo após derrubar liminar

Prefeitura mantém leilão de terreno para estádio do Flamengo após derrubar liminar

Com decisão, concorrência pública do antigo Gasômetro acontece nesta quarta-feira (31)

O leilão do terreno do Gasômetro, onde ficará o estádio do Flamengo, está confirmado para as 14h30 desta quarta-feira (31). O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Guilherme Calmon Nogueira da Gama, acatou o pedido da Prefeitura do Rio e derrubou a liminar que suspendia o processo.

A nova reviravolta é uma vitória da Prefeitura e do Flamengo, que são os principais interessados e viram o juiz Marcelo Barbi Gonçalves, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, suspender o leilão na terça-feira (30). Ele acatou a ação de Vinicius Monte Custódio, que fez o pedido por considerar que era nula a decisão do município que desapropriou o terreno, no mês passado.

Na nova decisão, o presidente do TRF-2, por outro lado, acatou os argumentos da Prefeitura do Rio de que o processo é de interesse público pelo fato de o estádio do Flamengo ser importante para o plano de revitalização da Zona Portuária da cidade.
Com isso, o leilão segue previsto para o auditório do Centro Administrativo São Sebastião, no Centro do Rio de Janeiro. O Flamengo deve ser o único a dar um lance cujo mínimo é de R$ 138,195 milhões e deve ser pago à vista pelo terreno.

Na segunda-feira (29), uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Rubro-Negro aprovou a participação do clube no leilão do terreno do Gasômetro. A área foi desapropriada pela Prefeitura no último mês de junho após um impasse financeiro entre o Flamengo e a Caixa Econômica Federal, cujo fundo de investimento era dono do local.