Rio de Janeiro será palco de encontros internacionais sobre clima antes da COP30

Rio de Janeiro será palco de encontros internacionais sobre clima antes da COP30

De 3 a 5 de novembro de 2025, o Rio de Janeiro receberá uma série de encontros internacionais estratégicos que antecedem a COP30, marcada para Belém, entre 6 e 7 e de 10 a 21 de novembro. Para apoiar a realização desses eventos, a Prefeitura do Rio criou um comitê especial e atua em articulação com parceiros e órgãos internacionais.

As Conferências do Clima da ONU (COPs) são o principal espaço de negociação global sobre a crise climática. Neste ano, a capital fluminense será sede de debates que reforçam o papel das cidades na implementação de soluções locais contra os efeitos das mudanças climáticas.

Entre os destaques estão:

  • Fórum de Líderes Locais da COP30 – evento oficial da COP30, de 3 a 5/11

  • Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – que abrirá o Fórum, em 3 e 4/11

  • Earthshot Prize – premiação climática criada pelo Príncipe William, no dia 5/11


Fórum de Líderes Locais da COP30

De 3 a 5 de novembro, o Rio sedia o Fórum de Líderes Locais da COP30, organizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, fundação de Michael R. Bloomberg. O evento reunirá mais de 300 prefeitos, autoridades subnacionais e especialistas internacionais para discutir financiamento climático, resiliência urbana, adaptação e mobilização de compromissos locais.

Ao final, uma delegação de líderes seguirá para Belém, levando uma agenda climática subnacional unificada diretamente à COP30.

As cidades, responsáveis por 80% do PIB global e 70% das emissões de gases de efeito estufa, estarão no centro das discussões. A proposta é mostrar que ações locais ousadas podem melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, acelerar as metas climáticas globais.

A programação inclui:

  • Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – com mais de 100 grandes cidades do mundo;

  • Cúpula Global de Estados e Regiões – reunindo governadores e líderes regionais;

  • Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP – fortalecendo a cooperação entre governos nacionais e locais;

  • Premiação de Líderes Locais – reconhecendo iniciativas que já apresentam resultados concretos.


Cúpula Mundial de Prefeitos da C40

A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 abre oficialmente o Fórum de Líderes Locais da COP30. Nos dias 3 e 4, prefeitos de quase 100 cidades da rede, além de líderes empresariais, filantropos e representantes da sociedade civil, estarão no Rio para debater ações climáticas inclusivas e ambiciosas.

O encontro, que celebra os 20 anos da rede C40, foi convocado pelo prefeito de Londres e copresidente da organização, Sadiq Khan, e terá como anfitrião o prefeito Eduardo Paes, vice-presidente da entidade para a América Latina.

A agenda da C40 definirá prioridades para os próximos 12 meses, com foco na implementação de medidas urgentes e no acesso a recursos para enfrentar os desafios da crise climática.


Earthshot Prize no Museu do Amanhã

No dia 5 de novembro, o Museu do Amanhã será palco da primeira edição latino-americana do Earthshot Prize, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. Criada pelo Príncipe William em 2021, a premiação reconhece cinco soluções inovadoras a cada ano, que recebem £1 milhão cada, em categorias como:

  • proteção da natureza,

  • limpeza do ar,

  • revitalização dos oceanos,

  • combate ao desperdício,

  • e enfrentamento da crise climática.

Para a edição carioca, a participação da América do Sul quase triplicou, com 316 projetos inscritos. Só o Brasil registrou 232 propostas, contra 64 no ano anterior.

Além da cerimônia principal, estão previstas atividades paralelas, visitas da comitiva britânica e eventos temáticos no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha.