Rio de Janeiro terá voo direto para Santa Cruz de la Sierra a partir de novembro

Rio de Janeiro terá voo direto para Santa Cruz de la Sierra a partir de novembro

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) contará, a partir de 7 de novembro, com voo direto para Santa Cruz de la Sierra, a maior cidade da Bolívia. A rota será operada pela Boliviana de Aviación (BoA), com duas frequências semanais em aeronaves Boeing 737-800.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/8), em encontro que reuniu o prefeito Eduardo Paes; o vice-prefeito Eduardo Cavaliere; o presidente da Invest.Rio, Sidney Levy; o presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro; executivos da concessionária e representantes da BoA no Brasil. Atualmente, a companhia boliviana opera no país apenas a partir de São Paulo.

Santa Cruz de la Sierra é destino turístico e ponto estratégico para conexões dentro da Bolívia, incluindo La Paz, Cochabamba, Sucre e o Salar de Uyuni. A cidade também oferece atrações como o Parque Nacional Amboró e o sítio arqueológico de Samaipata.

Novas rotas internacionais
O voo para Santa Cruz se soma à chegada das companhias canadenses Air Canada e Air Transat ao RIOgaleão. A partir de dezembro, a Air Canada voará três vezes por semana para Toronto em aeronaves Boeing 787-9, rota ausente do Rio desde 2016. Em fevereiro, a Air Transat iniciará voo semanal para Montreal e dois voos semanais para Toronto, operados em Airbus A330.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, as novas rotas fortalecem o turismo e os negócios na cidade:
— A Bolívia será outro destino internacional direto do Galeão, que ficará ainda mais conectado com o mundo. Com a revitalização do aeroporto, a cidade ganha em negócios e turismo.

Para Sidney Levy, presidente da Invest.Rio:
— Este voo amplia a conectividade do Rio, fortalece nossa posição como porta de entrada da América do Sul e cria novas oportunidades para turismo e negócios.

Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, destacou:
— A chegada desta rota reforça nosso compromisso de ampliar a conectividade internacional, consolidando o Galeão como um dos grandes hubs do Brasil.

O CEO da BoA, Mario Borda, afirmou que a operação no Rio é estratégica para a expansão da companhia:
— Queremos que nossos passageiros vejam no Rio de Janeiro não apenas um destino turístico, mas também uma porta de entrada para negócios e intercâmbio cultural, fortalecendo os laços entre Brasil e Bolívia.