Rio e Niterói apresentam candidatura para sediar Pan-Americano de 2031

Rio e Niterói apresentam candidatura para sediar Pan-Americano de 2031

A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 foi apresentada pela primeira vez nesta sexta-feira (8/8), em Assunção, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, que reúne representantes dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.

A delegação brasileira foi liderada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói), acompanhados da vice-prefeita niteroiense e medalhista olímpica Isabel Swan. Também participaram autoridades, ex-atletas olímpicos e pan-americanos, como Hortência Marcari, Thiago Pereira, Yane Marques, Emanuel Rego e Bernard Rajzman, além de representantes do Ministério do Esporte e secretarias municipais.

Marco La Porta destacou que a proposta vai além de 2031, com ações para impulsionar o desenvolvimento do esporte pan-americano por meio de seminários, clínicas e intercâmbio entre os 41 países-membros.

Eduardo Paes enfatizou a infraestrutura já existente no Rio, a utilização de Parcerias Público-Privadas para a Vila Pan-Americana e o fortalecimento de programas como o Time Rio. Rodrigo Neves ressaltou o legado esportivo e social que os Jogos trariam para Niterói, lembrando que a cidade é a que mais conquistou medalhas olímpicas no país. Isabel Swan reforçou que a maioria das instalações já está pronta, permitindo foco na excelência dos serviços e na preparação dos atletas.

Assunção, que também concorre à sede, apresentou seu projeto na mesma sessão. A decisão final será tomada em outubro, durante assembleia da PanAm Sports em Santiago, no Chile.