278 Alunos se Formam na Escola Carioca de Turismo, que Abre Inscrições para 2025

278 Alunos se Formam na Escola Carioca de Turismo, que Abre Inscrições para 2025

A Escola Carioca de Turismo abre nesta quarta-feira (11/12), inscrições para novas 610 vagas em cursos de formação e capacitação profissional em diversos segmentos do setor turístico, para o primeiro semestre de 2025. Na terça-feira (10/12), mais 278 alunos da escola receberam seus certificados, em cerimônia no Centro Politécnico do Senac RJ, parceiro da SMTUR-Rio no projeto, no Riachuelo. Ao todo, a Escola já formou 1.409 profissionais em 10 disciplinas.

Participaram da cerimônia o subsecretário de Planejamento e Políticas Públicas da SMTUR-Rio, Bruno Mattos, representando a secretária Daniela Maia, e a gerente executiva do Senac RJ, Bianca Guanabara, que entregaram os certificados aos formandos. A especialista em carreiras do Senac Interliga, plataforma que aproxima alunos e mercado de trabalho, Bianca Losso, deu dicas sobre elaboração de currículos e apresentação em entrevistas, e tirou dúvidas sobre encaminhamento de carreiras dos futuros profissionais.

“Turismo é excelência em hospitalidade, por isso investimos cada vez mais na formação profissional. Queremos uma cidade receptiva e acolhedora, e cada vez com mais qualidade. Parabéns aos formandos” afirmou a secretária, Daniela Maia.

Alguns dos 278 formandos Escola Carioca de Turismo, que já está com inscrições abertas para turmas de 2025 – Sylvio Loureiro/ Senac RJ

Aulas também no Centro

Serão oferecidas 23 turmas de 11 cursos em sete unidades do Senac RJ. A novidade é que agora as aulas acontecem também na unidade Centro. As demais, que já oferecem disciplinas da Escola Carioca de Turismo, são Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Riachuelo, Copacabana e Madureira. Os cursos são gratuitos, e os alunos recebem ajuda de custo para alimentação e transporte.

As disciplinas oferecidas são: elaboração de roteiros culturais; inglês básico 1; inglês básico 2; turismo cultural; informações turísticas locais; libras básico 1; libras básico 2; espanhol básico aplicado aos serviços turísticos; etiqueta, cerimonial e protocolos; recepção de hotéis: operação e procedimentos; e técnicas de organização de eventos.

As inscrições podem ser realizadas pela página da SMTUR-Rio e também pelo link na bio da conta do Instagram (@smtur.rio). É preciso ter mais de 18 anos e morar no município do Rio de Janeiro. Para o curso de turismo cultural é necessário ter completado o ensino fundamental.

Perfil

A maior parte dos estudantes que procura a Escola Carioca de Turismo é mulher (71,5%), segundo dados das fases 1 e 2. Outras características são ensino médio completo (68,5%), morar na Zona Oeste (mais de 30%) e idade média de 36 anos. Um percentual ínfimo (2%) é de estrangeiros.

Os cursos mais procurados são inglês básico 1 e recepção de Hotéis: operação e procedimentos, em primeiro e segundo lugares entre homens e mulheres. Em terceiro aparecem libras básico 1 para as mulheres e turismo cultural para homens. Técnicas de organização de eventos vem em quarto lugar para os dois gêneros e, em quinto, vêm turismo cultural para mulheres e espanhol básico aplicado para homens.

Dos dez bairros com maior número de matriculados na Escola Carioca de Turismo, Campo Grande, na Zona Oeste, é o que mais concentra alunos (186), seguido por Copacabana (127), na Zona Sul, Bangu (89) e Santa Cruz (74), também na Zona Oeste, e Tijuca (72), na Zona Norte. Em ordem decrescente aparecem Centro (70), Guaratiba (62), Realengo (57) e Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, ambos com 53.