100 estudantes premiados pela Prefeitura do Rio embarcam para a Disney e NASA
A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (13/12), a cerimônia de premiação da 4ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Os estudantes vencedores receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Os 100 medalhistas de ouro ganharam uma viagem para a Disney e a Nasa, nos Estados Unidos, programada para o ano que vem. Outros 88 medalhistas da OCM mirim receberam medalhas e certificados.
“A Olimpíada Carioca de Matemática já é a segunda maior Olimpíada do Brasil e tem como principal premiação levar a nossa garotada para a Disney e para a Nasa. Mais 100 alunos vão estar, agora em janeiro, representando a cidade do Rio de Janeiro na Flórida porque mandaram bem nos estudos. Com isso, o recado a passar é muito simples: estudar vale a pena. A gente quer ser a capital da matemática na América Latina e essa Olimpíada vai muito nessa direção. Além dos alunos, professores também estão sendo homenageados porque a gente sabe que o melhor caminho é o do conhecimento” – comemorou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Participaram da OCM 2024 cerca de 400 mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Projeto de recuperação de aprendizagem Travessia, Carioca I e II e EJA.
A iniciativa, pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem de matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais da Secretaria Municipal de Educação.
A OCM
Iniciativa inédita nas redes públicas de ensino do Brasil, a Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) tem como objetivo estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos, além de promover uma competição saudável entre os estudantes da rede. A OCM é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na cerimônia, também foram premiados os professores e as escolas que se destacaram na Olimpíada com mais alunos vencedores.
A OCM foi criada em 2021. Já na primeira edição, houve a participação de mais de 200 mil alunos das escolas municipais do Rio. Na edição do ano seguinte, o número dobrou: mais de 400 mil estudantes marcaram presença. Em 2023, participaram da competição 420 mil alunos.
Para que o interesse pela matemática seja ainda mais estimulado e desenvolvido, em maio de 2023 foi criada a primeira Turma Olímpica, com alunos que tiveram resultados excelentes nas primeiras edições das olimpíadas reunidos para aulas especiais de Matemática. O objetivo é preparar esses estudantes que demonstraram aptidão na Olimpíada para outras grandes competições.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.