Rio se prepara para Cúpula do BRICS com ambientação urbana temática e mensagens em nove idiomas

A cidade do Rio de Janeiro já respira o clima da Cúpula do BRICS com uma ambientação urbana especial. Desde o último sábado (28/6), a Prefeitura instalou sinalizações visuais em pontos estratégicos dos trajetos por onde passarão as delegações internacionais. Banners institucionais com mensagens de boas-vindas aos chefes de Estado podem ser vistos nas imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), próximo ao Monumento aos Pracinhas, e na Avenida Vinte de Janeiro, principal acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.
A programação oficial do BRICS na cidade começou na segunda-feira (30/6) e vai até o dia 7 de julho.
A comunicação visual foi pensada para acolher os participantes na língua de cada país. A palavra “bem-vindo” aparece em nove idiomas diferentes, contemplando os 11 países-membros do bloco: árabe (Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos), mandarim (China), persa (Irã), amárico (Etiópia), hindi (Índia), russo (Rússia), bahasa indonésio (Indonésia), inglês (África do Sul) e português (Brasil). Além disso, cada mensagem está acompanhada da bandeira nacional correspondente.
Para garantir precisão linguística e respeito às culturas locais, o Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura consultou as embaixadas dos países participantes. Esse cuidado foi essencial para idiomas que exigem adaptações especiais de leitura, como o árabe, que é escrito da direita para a esquerda, e o persa, que teve fonte oficial indicada pela embaixada do Irã. O mesmo aconteceu com os materiais em amárico e mandarim, garantindo que as mensagens fossem exibidas de forma adequada em cada contexto cultural.
A iniciativa reforça o compromisso da cidade em receber com hospitalidade, cuidado e atenção os representantes de diferentes nações, consolidando o Rio de Janeiro como um anfitrião à altura de um evento internacional tão relevante.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.