Terminal Gentileza recebe ação de combate ao tabagismo no Dia Mundial sem Tabaco

Terminal Gentileza recebe ação de combate ao tabagismo no Dia Mundial sem Tabaco

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (29/5), uma ação especial no Terminal Gentileza para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Com o tema deste ano — “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos” —, a iniciativa teve como foco a conscientização sobre os riscos do tabagismo, inclusive dos cigarros eletrônicos.

Até às 16h, o público pode participar de ações de promoção da saúde, como orientação sobre saúde bucal, acolhimento para quem deseja parar de fumar, vacinação contra a gripe e aplicação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), além da distribuição de preservativos e materiais informativos.

“O objetivo é alertar sobre os cigarros eletrônicos, que também causam dependência e oferecem riscos à saúde. Quem deseja parar de fumar pode procurar uma unidade de Atenção Primária da rede municipal”, explicou Ana Helena Rissin, psicóloga do Programa de Controle do Tabagismo da SMS.

A ação contou com a parceria da concessionária VLT Carioca e teve a participação especial do gari Renato Sorriso, da banda Chegando de Surpresa, da Comlurb, e do personagem Zé Gotinha, animando quem passava pelo terminal.

Tratamento gratuito na rede pública

A SMS oferece o Programa de Controle do Tabagismo em suas 240 unidades de Atenção Primária, que inclui clínicas da família e centros municipais de saúde. O tratamento é gratuito e inclui consultas especializadas, grupos de apoio, atendimento odontológico, aconselhamento individual e, quando necessário, uso de medicamentos.

Desde o início de 2025, mais de 1.650 pessoas iniciaram tratamento para abandonar o cigarro, o cigarro eletrônico e outros dispositivos de fumar. O programa busca incentivar hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para a redução das doenças relacionadas ao tabaco, que causam mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fumantes que desejam abandonar o vício podem procurar a unidade de saúde de referência ou acessar o site prefeitura.rio/ondeseratendido para saber onde buscar atendimento.