Disque Idoso 165 realiza mais de mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento
Denúncias de violência e dúvidas sobre direitos da pessoa idosa foram as principais demandas do canal do Governo do Rio
Em seu primeiro mês de atuação, o Disque Idoso 165 registrou mais de mil atendimentos. O serviço do Governo do Estado é destinado à população idosa e oferecido pela Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes).
As principais demandas registradas no período foram relacionadas às denúncias de violência, conflitos com vizinhos e dúvidas sobre os direitos da pessoa idosa. A maior parte dos atendimentos foi realizada para pessoas entre 60 e 65 anos, seguidas por idosos com mais de 80 anos de idade, sendo a maioria dos contatos realizados por mulheres.
“Com o Disque Idoso estamos mais perto de uma população que muitas vezes é esquecida e precisa de atenção e cuidado. Nossos idosos não estão sozinhos e com esse importante serviço garantimos os direitos dos 60+ de modo multidisciplinar e humanizado” ressaltou o governador Cláudio Castro.
A superintendente estadual da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, destacou a importância do serviço.
“O Disque Idoso 165 já demonstrou sua relevância não apenas pelo número de atendimentos, mas também pela eficácia em resolver problemas e garantir voz à população idosa”
Com o objetivo de oferecer suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência, orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades, o Disque Idoso 165 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para dispositivos Android e iOS.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)